Oficinas regionais discutem Plano de Mobilidade Urbana
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI) realizou nessa quarta-feira, 21, oficinas regionais de participação popular sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PMU). O primeiro evento ocorreu simultaneamente nas regiões do OP Glória, Cruzeiro e Cristal e nas regiões Norte e Noroeste. Os encontros são realizados nas comunidades com a participação de conselheiros do OP e lideranças comunitárias.
O PMU é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo e obedece a uma estratégia transparente e participativa. A legislação prevê a participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação do PMU. O objetivo principal das oficinas é colher as manifestações da população para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade
A elaboração do Plano de Mobilidade é de competência da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A SMRI participa do processo organizando e realizando as oficinas de participação popular. Serão oito oficinas envolvendo as 17 regiões do Orçamento Participativo (OP).
“Essa etapa é de extrema importância porque o projeto visa melhorias para o dia a dia na vida dos cidadãos”, destaca o Assistente Administrativo da Gerência do OP dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), Lucas Vasconcellos.
Após realização das oficinas, a Comissão Técnica, coordenada pela Smim/EPTC, utilizará os levantamentos realizados para consolidar a leitura da sociedade no Plano de Mobilidade.
Confira aqui o calendário das oficinas regionais.
Denise Righi