Prefeitura participa de reunião da Mercocidades em Montevidéu

14/03/2019 10:09
Arquivo/SMPG PMPA
PLANEJAMENTO E GESTÃO
Carlos Siegle será o representante da capital gaúcha no evento
Cidades da América Latina irão se reunir nesta quinta-feira, 14, e na sexta-feira, 15, em Montevidéu, para realização do Encontro da Rede Mercocidades. Na ocasião, será definida a agenda anual de atividades. Porto Alegre será formalizada como a representante da Rede para evento que reunirá na capital gaúcha 33 reitores de universidades da Associação do Grupo Montevideo, quando a prefeitura e a Aliança apresentarão o Pacto Alegre. 

A capital gaúcha possui agendas nos dois dias para promover as suas pautas prioritárias junto à Rede Mercocidades. “No Encontro de Coordenadores e Diretoria da Rede para 2019, será negociado o acordo de cooperação entre Porto Alegre e Montevidéu, que deve ser assinado durante a Semana do Uruguai em Porto Alegre neste mês de junho. Os temas principais serão inovação, participação cidadã e resiliência. Apresentaremos o planejamento da Vice-Presidência de Desenvolvimento e Inovação, que compartilhamos com Montevidéu, e coordenaremos um workshop sobre implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para municípios na região”, ressaltou Rodrigo Corradi, diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política. 
 
Nesta quinta-feira, representantes dos governos de cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Equador e Uruguai definem a sua estratégia regional e global de articulação. O objetivo do workshop é proporcionar aos participantes um espaço para abordar a metodologia, os eixos temáticos prioritários e as diferentes instâncias de trabalho da Mercocidades. O secretário adjunto de Relações Institucionais e Articulação Política, Carlos Siegle, participa do evento representando a Prefeitura de Porto Alegre. “Na reunião desta quinta à tarde, também será formalizada a parceria da Rede com a prefeitura para promoção do evento dos 30 anos do Orçamento Participativo”, destaca Siegle.
 
Mercocidades - Nascida em 1995, inspirada por uma integração regional diferente, respeitosa da diversidade e com a vocação de construir uma cidadania participativa e sem fronteiras, essa é a Mercocidades. Hoje em dia, conta com 341 cidades de dez países do continente (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia), onde habitam mais de 12 milhões de pessoas.

  

 

Camila Ferro

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes