Prefeitura realiza nova edição do projeto Jogo Limpo Bairro Limpo

30/10/2018 08:38
Guilherme Sampaio / Divulgação PMPA
Prefeitura de Porto Alegre, Grêmio, Arena e Associação das Empresas dos Bairros Humaitá - Navegantes lançam projeto piloto de Ação Socioambiental na Arena: Jogo Limpo - Bairro Limpo
Quarta edição do projeto ocorre nesta terça-feira, 30, na Arena

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Associação dos Empresários do Bairro Humaitá Navegantes (AEHN), Arena, Grêmio, entre outros parceiros promovem nesta terça-feira, 30, das 16 às 22h, no jogo válido pelas semifinais da Copa Libertadores da América, entre Grêmio e River Plate, a quarta edição do projeto Jogo Limpo, Bairro Limpo, programa de responsabilidade socioambiental e gestão de resíduos em grandes eventos, que visa também promover melhorias permanentes no bairro. 

As ações visam atenuar as adversidades encontradas na Região do bairro Farrapos, por meio de conscientização e engajamento da sociedade evitando acúmulo de resíduos nas vias públicas. 

O projeto é uma ação conjunta das secretarias municipais de Relações Institucionais (SMRI), do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em parceria com a Associação dos Empresários dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN), Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio (DRS) e Arena, Cooperativa Sepé Tiarajú, Centro Universitário IPA Metodista, Saneban, Hotel Laghetto e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), com o apoio da comunidade, parceiros e voluntários que residem nos bairros do entorno do estádio.

Conforme uma das coordenadoras do projeto, Denise Souza Costa, a quarta edição do projeto Jogo Limpo, Bairro Limpo, demonstra a necessidade de ações permanentes de educação ambiental para com os torcedores, os moradores do bairro e os cidadãos. 

A iniciativa tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida do bairro, a redução do acúmulo de resíduos, alagamentos e problemas de mobilidade, a responsabilização e o engajamento de todos os envolvidos, entre eles o Grêmio, Arena, ambulantes, torcedores, moradores, lideranças, prefeitura e as unidades de triagem, aumentar o volume e a qualidade dos resíduos recicláveis que são enviados para as unidades de triagem e a renda dos recicladores, qualificar e regularizar as atividades do comércio da região, formar multiplicadores de responsabilidade socioambiental e estimular o descarte correto de resíduos sólidos.

Conscientização - As ações previstas para dias de jogos são a contratação de catadores como agentes ambientais para sensibilizarem os torcedores e auxiliar na separação e organização de resíduos recicláveis. 

Limpeza: O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), disponibilizará uma equipe com 15 garis que trabalharão na região nesta terça-feira, 30, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outra equipe com 15 trabalhadores executará a limpeza dos resíduos do local nesta quarta-feira, 31, no mesmo horário. Também serão recolhidos os 30 tonéis para disposição de resíduos que serão colocados pelo Departamento no entorno da Arena. 

Abordagem: Agentes ambientais voluntários capacitados e agentes da prefeitura farão abordagens diretas e conversarão sobre o projeto com torcedores, moradores e comerciantes durante o pré-jogo.

O evento tem como parceiros: Grêmio, Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio, Arena, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABHIPEC), Perfumaria e Cosméticos), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiarajú (CEAR), Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN), Centro Universitário Metodista IPA, Laghetto Hotéis, Saneban (Soluções em Saneamento e Banheiros Químicos), Rotary Club de Porto Alegre - Glória/Teresópolis.

Andrea Brasil