Projeto para criptomoeda de Porto Alegre concorre em seleção
Porto Alegre participa de workshop sobre boas iniciativas para a implementação de uma criptomoeda (moeda digital), nesta quinta-feira, 14, e na sexta-feira, 15, em Tel Aviv, Israel. O projeto 100 Cidades Resilientes, em parceria com a empresa israelense Colu Technologies Ltd., abriu um edital buscando cidades que apresentassem soluções a nível local. A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Deputy Chief of Resilience Officer da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI), Marcela Fernanda de Almeida Ávila, escreveu um projeto para implementação de uma moeda para o 4° Distrito que foi aprovado. De toda a rede das 100 Cidades Resilientes, foram cinco selecionadas: Porto Alegre (a única representante da América Latina), Belfast (Irlanda do Norte), Adis Abeba (Etiópia), Cidade do Cabo (África do Sul) e Milão (Itália). Dessas cinco, duas serão escolhidas para desenvolver um projeto piloto durante seis meses.
Caso o projeto de Porto Alegre seja escolhido, será implementada uma moeda digital no território do 4º Distrito. “Essa moeda valoriza os empresários que tiveram coragem de empreender na região. Além disso, fará com que o dinheiro permaneça lá, estimulando a criação de uma identidade comunitária para os moradores desses bairros", destaca Marcela. Ela embarcou nessa terça-feira, 12, com as despesas pagas empresa israelense Colu Ltd.
100 Cidades Resilientes - O projeto 100 Cidades Resilientes foi criado pela Fundação Rockefeller, no seu centenário em 2013, para ajudar 100 cidades a se transformarem e serem mais resilientes, ou seja, preparadas para enfrentar desafios socioeconômicos e de infraestrutura para um planejamento sustentável. No Brasil, as cidades de Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro fazem parte deste grupo.
Matheus Beust