Secretário sugere ferramenta de busca de solução para temas globais

13/11/2019 17:28
SMRI / PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Christian Lemos participa do Congresso Mundial da CGLU, em Durban, África do Sul

 Avaliar o processo de produção do conhecimento que é feito pela cooperação entre cidades e apresentar indicações para ações em rede para os próximos anos. Esse foi o foco do 4º Fórum de Conhecimento (Learning Fórum) do Congresso Mundial da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), que está sendo realizado em Durban, na África do Sul.

Representando a Prefeitura de Porto Alegre, o secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos, argumentou durante o fórum sobre a necessidade de uma sistematização da troca de conhecimentos sobre grandes pautas globais como segurança, mobilidade, resíduos sólidos, entre outros. A ideia principal, argumentou Lemos, seria estruturar uma ferramenta para que as cidades possam ter a facilidade de acessar processos que já demonstram resultados positivos, pesquisando por temas e perfil da cidade.

“Através da CGLU, podemos ofertar aos municípios algo mais objetivo. Cito como exemplo o case de segurança de Porto Alegre, que se espelhou em tecnologias de diferentes cidades e países como Israel, China, Inglaterra, entre outros, e desenvolveu um sistema para enfrentar a questão do roubo de veículos com o cercamento eletrônico da cidade. Também estamos buscando soluções para a questão dos resíduos sólidos, que, além da questão ambiental, joga no aterro sanitário milhões de reais todos os meses”, explicou o secretário. Ficou acordado que Porto Alegre irá formalizar a proposta para a diretoria da CGLU Learning, que irá dar seguimento ao pedido.

Coordenando o painel estava Sara Hoeflich, diretora da CGLU Learning, que tem a responsabilidade de buscar inovações e soluções para os processos de conhecimento entre as cidades. Também estavam presentes Salim Korkmaz da Wewa (Associação dos Municípios do Oriente Médio e Norte da África), Elena Pierce, diretora de Cooperação da Associação das Cidades do Canadá, Maurício Zanin (diretor de Relações Internacionais da CNM) e Octavi de la Vega (secretário geral da Metropolis).
 

 

Claiton Magalhães

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes