10ª Conferência de Saúde de Porto Alegre abre inscrições para pessoas delegadas da etapa final
As inscrições para a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre abriram nesta terça-feira, 23, no site do evento. Essa etapa é somente para as pessoas inscritas e com presença confirmada em uma das quatro pré-conferências realizadas nos dia 29 de maio, 3, 11 e 18 de junho, com debates organizados por eixos temáticos.
A pessoa participante será direcionada para os grupos de trabalho do dia 3 de julho (sexta) de acordo com o eixo de participação na pré-conferência. Cada pessoa deverá optar se tem interesse em se candidatar para concorrer às vagas para pessoa delegada para representar Porto Alegre na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
A Conferência é realizada a cada quatro anos e representa um espaço de escuta e debate sobre a realidade da saúde no municÃpio. As propostas que serão construÃdas e deliberadas pelas pessoas delegadas na etapa municipal seguem para as conferências estadual e nacional, contribuindo para o planejamento das polÃticas públicas de saúde em todo o paÃs. Com o tema Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil, o encontro busca ampliar a participação popular na construção das polÃticas públicas de saúde e fortalecer o debate sobre os desafios e os caminhos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A programação e os locais da etapa final estão disponÃveÃs no site da 10ª Conferência Municipal de Saúde, que também reúne textos, documentos e orientações sobre o processo participativo, que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de julho.
As pessoas que não participaram de nenhuma pré-conferência temática poderão ser ouvintes, com direito à voz, nos dias 02 e 04 de julho, dias em que as atividades são abertas à participação. Neste caso, não há necessidade de inscrição prévia, apenas o registro no local do evento.


