Ação noturna resulta na captura de 20 escorpiões amarelos no Centro

14/10/2022 14:17
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Acidentes são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação

Uma nova operação para captura de escorpiões amarelos no Centro Histórico resultou na captura de 20 animais vivos na quinta-feira, 13. Outros dois foram visualizados mas fugiram, e dois mortos foram coletados. Dos animais vivos, dez eram filhotes. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, contou com a participação de uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que abriu 44 caixas de telefonia para inspeção.

O perímetro da operação incluiu, além do entorno da Praça Dom Feliciano, rua dos Andradas entre a rua Dr. Flores e a Praça Dom Feliciano, a rua Senhor dos Passos entre Alberto Bins e a Praça Dom Feliciano e parte da rua Vigário José Inácio.

O número de animais capturados corresponde à média obtida nas operações noturnas na região da Praça Dom Feliciano. O Centro Histórico registra o maior número de visualizações e capturas do animal noturnas. Não há previsão de nova ação no local. 

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar.

A referência em Porto Alegre é o Hospital de Pronto socorro (HPS). Em caso de picada ou ferroada, a recomendação é levar a vítima o mais rápido possível para o HPS. 

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é de que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminados entulho e lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, e instaladas de telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais. 

Saiba mais sobre o escorpião amarelo no episódio do podcast Voz do Cievs. O Voz do Cievs está disponível no Spotify, na plataforma Anchor.fm (anchor.fm/voz-do-cievs) e no Google Podcasts.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes