Agosto Dourado alerta para importância do aleitamento materno

01/08/2021 12:16

 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Através da amamentação, mamães podem passar anticorpos contra Covid-19 para bebês

O Agosto Dourado foi instituído pela lei estadual nº14.726/15 e lei federal nº 13.435/17, com o objetivo de enfatizar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os bebês. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é parceria do Estado e do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, em formato on-line.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Porém, dados do relatório preliminar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, apontam que menos da metade (45,7%) das crianças menores de seis meses de idade recebe a amamentação exclusiva. Já a prevalência de aleitamento materno continuado aos 12 meses (crianças de 12 a 15 meses) foi de 53,1%. O estudo avaliou 14.505 crianças brasileiras menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

De acordo com Annelise Barreto Krause, assessora técnica de amamentação, alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. “Ele contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais. Quando recebe só leite materno, o bebê não precisa consumir chá, sucos ou água”, destaca.

Além de ser de fácil digestão e promover um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês, o leite materno também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro.

E os benefícios não são só para os pequenos. Segundo Annelise, a amamentação também garante saúde às mamães, pois reduz as chances de desenvolver depressão pós-parto, tem efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário e ainda reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez, entre outras vantagens.

Anticorpos - O leite materno funciona como a primeira vacina do bebê, por transferir anticorpos necessários para a sua proteção. Estudos já apontam que os anticorpos gerados pela vacina contra a Covid-19 podem ser passados de mãe para filho através da amamentação.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível para lactantes com mais de 18 anos que estejam amamentando bebês com até 12 meses de vida. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento que contenha a data de nascimento da criança, além do documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre.

Semana Mundial de Aleitamento Materno - Com o tema Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos, serão realizadas, entre 1º a 7 de agosto, as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, alusivas ao Agosto Dourado. A organização é da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região. A programação irá ocorrer em formato on-line e contará com palestras de especialistas no tema. É possível acompanhar através deste link.

Doação de leite materno - Mulheres que estão amamentando e apresentam excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite materno. As doações são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal e cujas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite. Porto Alegre possui cinco pontos de doação de leite humano. Alguns possuem coleta domiciliar. Neste caso, é possível doar leite materno sem sair de casa.

Onde doar:

Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas
Endereço: avenida Independência, 661/6º andar
Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h, e no domingo das 7h às 17h30
Telefone (51) 3289-3334
Possui coleta domiciliar

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Hospital Santa Clara - Maternidade Mario Totta
Endereço: rua Prof. Anne Dias, 135/1º andar
Atendimento de segunda a domingo das 7h às 12h e das 13h às 18h
Telefone (51) 3214-8284
Possui coleta domiciliar

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Endereço: rua Ramiro Barcelos, 2350, 11º Andar - Ala Norte
Atendimento de segunda a domingo, das 7h às 11h e das 12h às 22h30
Telefone (51) 3359-8161
Não possui coleta domiciliar

Hospital Fêmina
Endereço: avenida Mostardeiro, 17
Atendimento de segunda a domingo, das 7h15 às 11h30 e das 13h15 às 23h
Telefones (51) 3314-5362 e (51) 3314-5353
Possui coleta domiciliar

Hospital da Criança Conceição
Endereço: avenida Francisco Trein, 596
Telefone (51) 3214-8284
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 11h55 e das 14h às 18h30
Possui coleta domiciliar

Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes