Alimentação saudável é tema de peça teatral nas escolas
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 90% das crianças brasileiras consomem gordura acima do recomendado. Com o propósito de incentivar hábitos saudáveis através da arte e suas ferramentas lúdicas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a peça Abra a Boca e Feche os Olhos, do grupo Luz e Cena. Nessa quarta, 24 e nesta quinta-feira, 25, turmas das escolas municipais de ensino fundamental Larry José Ribeiro Alves, Dolores Alcaraz, Escola Municipal de Educação Infantil Dom Luiz de Nadal e Escola Estadual de Ensino Fundamental Raul Pilla assistiram às apresentações realizadas no Cecores, na Restinga. (fotos)
Segundo a vice-diretora da EEEF Raul Pilla, Niliane Nickel, é de extrema importância o incentivo de projetos que busquem a sustentabilidade. “Os alunos que estão aqui hoje fizeram o plantio de legumes e colheram os alimentos para o lanche da tarde, então, o teatro fechou com a ideia de alimentação saudável”, afirma. A ação marca a Semana Mundial da Alimentação, com mais oito apresentações até o final da programação. A peça possui duração de 50 a 55 minutos, é gratuita e voltada ao público de 4 a 11 anos.
O teatro mostra uma família na qual a mãe, que apresenta programa de TV focado na alimentação, enfrenta o desafio de orientar os filhos a respeito das escolhas saudáveis na hora das refeições. Com abordagem recreativa, a peça proporciona uma divertida viagem ao mundo dos alimentos que a natureza oferece, cheio de curiosidades, brincadeiras, jogos e muita diversão. Evelin, 10 anos, aluna da escola Raul Pilla, comenta sobre as lições ditas na peça. “Gosto muito de doces e besteiras, mas compreendo que é necessário comer frutas para o bem da nossa saúde”, conta.
Segundo a agente comunitária da US Macedônia, Simone Veloso, a parceria entre a SMS e as escolas surgiu a partir da preocupação com os altos índices de obesidade infantil. “Mesmo que a lancheria da escola ofereça uma prateleira cheia de frutas, sanduíches naturais e iogurtes, essas opções são acolhidas por apenas 20% dos estudantes”, comenta. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. Entre as manifestações acaloradas da plateia que observava atenta ao desenrolar da peça, Giovana, 11 anos, comentava sobre o que assistia. “Beterraba, cenoura e alface, personagens da peça, são alimentos que eu quero experimentar melhor quando chegar em casa”, diz.
O excesso de açúcar faz parte da dieta de 80% das crianças de 4 a 12 anos. “A questão dos salgadinhos, refrigerantes e guloseimas é um empecilho na dieta dos pequenos, pois a partir disso eles podem desenvolver diversas doenças oriundas da má alimentação”, afirma a nutricionista da SMS, Annelise Krause. Porto Alegre está entre os municípios prioritários do Programa Crescer Saudável, vinculado ao Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, que incentiva os municípios a realizarem ações de promoção de combate à obesidade infantil.
Cronograma das próximas apresentações:
26/10 – Emef Vila Monte Cristo - 9h30 e 14h
30/10 - Emef Heitor Villa Lobos: 9h e 14h - participação da Emei Maria Marques Fernandes
31/10 - Emef Lauro Rodrigues e Emef Grande Oriente: 9h e 14h30 - Emef Lauro Rodrigues e Emef Grande Oriente
06/11 - Emef Elyseu Paglioli: 9h45 e 14h30 - participação das escolas EEEF Elpídio Paes e Emef Loureiro da Silva
Denise Righi