Alta incidência de dengue se reflete no atendimento da Vigilância em Saúde em 2022
Balanço divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) nesta quarta-feira, 11, aponta  que, em 2022, o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 59.063 chamadas telefônicas externas.
Do total, 34%, ou 20.278 ligações, foram direcionadas à Unidade de Vigilância Epidemiológica, com maior incidência para atendimento da Equipe de Vigilância de Doenças TransmissÃveis Agudas e Núcleo de Imunizações. Conforme o analista de dados Thiago Rodrigues, grande parte dos atendimentos ocorreu entre março e julho do ano passado, justamente a época que registrou o maior número de casos de dengue em Porto Alegre.
Outras demandas - Um percentual de 26% dos contatos foi filtrado pela central automatizada, direcionando o usuário direto para o serviço 156 ou para a equipe desejada pelo requerente. No balanço, encaminhamentos não são contabilizados duas vezes.
A Vigilância Sanitária obteve 22% das chamadas, direcionadas para Vigilância de Serviços e de Produtos de Interesse à Saúde e Vigilância de Alimentos.
Os percentuais restantes foram, respectivamente, de 26% para telefonista, com redirecionamento, 11% para equipes de apoio (direção, manutenção, transportes e Equipe de Apoio Administrativo), 4% para Unidade de Vigilância Ambiental e 3% para Saúde do Trabalhador.
Cristiano Vieira