Ambulatório Trans acompanha mais de 1,6 mil pessoas na Capital

16/01/2023 16:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atendimento em grupo é uma das modalidades de acompanhamento

Um total de 1.643 pessoas já recebeu acompanhamento nos dois ambulatórios de Porto Alegre voltados ao público transexual. Ao longo de 2022, o setor teve avanços importantes no sentido de ampliar o atendimento a essa população.

Em abril, foi inaugurado o Ambulatório T Zona Sul, que funciona na Clínica da Família Álvaro Difini, bairro Restinga. Composta por médica, enfermeira e psicólogo, a equipe atende nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h30.

Outra novidade foi a reestruturação do Ambulatório T Centro, que ganhou novo espaço físico, reforço na equipe de profissionais e ampliação dos dias de atendimento.  Desde 31 de agosto, o serviço passou a receber o público no Centro de Saúde Santa Marta, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Por três anos, o atendimento foi realizado no Centro de Saúde Modelo, dois turnos na semana.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Novo espaço no CS Santa Marta possibilitou ampliar atendimento

Hoje, a equipe é composta por médica de família, enfermeira, técnico em enfermagem, psicólogo, duas assistentes sociais, residentes multiprofissionais das áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental/Saúde Mental Coletiva e Dermatologia Sanitária. Também conta com quatro estagiários vinculados ao Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia. O novo espaço físico possui recepção própria, três consultórios, uma sala de procedimentos, uma sala de grupos, uma sala de equipe, dois banheiros e uma cozinha.

“Outro importante avanço para os ambulatórios ao longo de 2022 foi a aquisição própria de hormônios para entrega gratuita aos usuários que fazem acompanhamento de hormonização”, avalia a coordenadora do ambulatório, médica Gabriela Tizianel. Entre os medicamentos utilizados estão undecilato de testosterona e valerato de estradiol.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Ambulatório Trans disponibiliza atendimento integral para homens e mulheres trans e travestis residentes em Porto Alegre – consultas, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos.

Ambulatório Trans Centro:
Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 1º andar – Centro Histórico)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
WhatsApp (51) 9506-9632

Ambulatório Trans Zona Sul:
Clínica da Família Álvaro Difini (rua
Álvaro Difini, 520 – Restinga)
Atendimento sextas-feiras, das 8h30 às 12h30

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins