Apenas quatro em cada dez ligações para o Samu viram atendimento

05/05/2022 14:18
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Apenas 41,38% das solicitações feitas em abril para o Samu resultaram em atendimentos

Apenas 41,38% das solicitações feitas em abril para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) viraram atendimentos, chegando a 7.194. Os outros 58,62% dividiram-se em ligações por engano (2.723 = 15,66%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (3.224 = 18,54%), ligações interrompidas (2.152 = 12,38%), trotes (693 = 3,99%), chamadas repetidas - quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato - (771 = 4,43%) e fora da área de abrangência do Samu (546 = 3,14%). 

O número total de ligações foi menor na comparação com março, quando o serviço recebeu 18.264 chamados, dos quais 3.660 por engano (20%). O alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência.

Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Aplicativo - É possível acionar o serviço por aplicativo no celular, denominado Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição da telefonista para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece ainda a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

Como utilizar o Samu de forma correta:

Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:
Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
Polícia Civil – 197
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192
 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil