Aplicativo cadastra volunt√°rios para atendimento em primeiros socorros

15/07/2022 14:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Compress√Ķes tor√°cicas est√£o entre as manobras que podem salvar uma vida

Pessoas a partir de 18 anos podem fazer a diferença na vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória. Pelo aplicativo True PCR, voluntários interessados passam por treinamento e podem se cadastrar para auxiliar em casos desse tipo antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Lançado em 2019, o projeto foi retomado após interrupção devido à pandemia de Covid-19. 

‚ÄúO objetivo do app √© a geolocaliza√ß√£o de pessoas treinadas e cadastradas pelo Samu para que possam ser acionadas e atuem diante de situa√ß√£o de paradas cardiorrespirat√≥rias‚ÄĚ, explica o coordenador m√©dico do N√ļcleo de Educa√ß√£o Permanente, Fabiano Barrionuevo. Dessa forma, podem iniciar as manobras de suporte b√°sico de vida at√© a chegada do socorro, aumentando as chances de sobreviv√™ncia da v√≠tima.

Pelo aplicativo, que est√° dispon√≠vel nos sistemas Android e IOS, o volunt√°rio confirma o interesse em participar enviando e-mail com os dados solicitados para nepsamupoa@gmail.com. A equipe do NEP organiza a turma de treinamento e avisa os interessados. Ap√≥s o curso, a pessoa pode se cadastrar e passa a ser um volunt√°rio para o acionamento, conforme a sua localiza√ß√£o do chamado. O treinamento inclui orienta√ß√Ķes de atendimento com a aplica√ß√£o do suporte b√°sico de vida (compress√Ķes tor√°cicas).
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins