Atividades de saúde marcam Agosto Dourado na Capital

20/08/2018 07:00
Cristine Rochol / Arquivo PMPA
SAÚDE
Mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil em 2017

Mitos e verdades a respeito da amamentação, orientações, debates e mamaço coletivo fazem parte da programação de Porto Alegre em agosto, mês símbolo do incentivo à amamentação, confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno na saúde e nutrição. Para reforçar a importância e as vantagens do aleitamento materno aos bebês, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) intensificou as ações educativas com pais e a equipe multiprofissional nos diversos setores do hospital. No encerramento da programação, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove evento especial ao lado da chaminé da Usina do Gasômetro, das 10h30 às 18h, com mamaço coletivo previsto para ocorrer às 15h. Todas as mães que amamentam estão convidadas.

Na UTI Neonatal do HMIPV, um mural expõe depoimentos de mães sobre amamentação. Alessandra Moreno, por exemplo, de 32 anos, comenta que teve certa dificuldade no início do processo, pois não sabia que o leite poderia demorar a descer. “Meu bebê não mamou logo ao nascer. Aos poucos, com a ajuda das enfermeiras, ele pegou o peito e hoje está com dois anos e ainda mama. Fiquei frustrada no começo, mas depois deu tudo certo, amo amamentar”, diz Alessandra.

Entre as orientações repassadas no hospital, a enfermeira chefe da UTI Neo, Ana Cláudia Casaroli, lembra que não existe leite fraco. “No início das mamadas, o leite é mais líquido, servindo para matar a sede do recém-nascido. Depois, vem o leite rico em gordura, responsável pela nutrição”, explica Ana Cláudia, ressaltando que o leite materno é o alimento mais valioso que existe para o bebê. 

De acordo com a enfermeira, algumas situações podem dificultar um pouco, quando o mamilo é plano ou invertido, por exemplo, mas nunca é impeditivo para a mãe que quer amamentar. “A mulher não deve sentir dor ou desconforto. Caso ocorra, ela deve procurar a maternidade, que poderá orientar na pega e posição correta do bebê”, orienta.

Instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde, o HMIPV detém o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde desde o ano 2000, por adotar ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. Entre os setores, o hospital conta com banco de leite humano, alojamento conjunto, estimulando o contato precoce entre mãe e bebê, e o método canguru, que mantém o recém-nascido prematuro pele a pele com a mãe.

Agosto Dourado – O Mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil em 2017, com a Lei 13.435/2017. Nesse período, se intensificam ações de consciência e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos, encontros com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

De acordo com a área de saúde nutricional da SMS, a melhora dos indicadores de aleitamento materno depende de diversos setores. “Envolve a mobilização das mães, famílias, sociedade e estado para assegurar esse direito à criança”, afirma a assessora técnica Annelise Krause. Conforme a nutricionista, a ação do dia 25 pretende reconhecer o esforço em proteger a saúde das crianças e mulheres. “Será um ato de cidadania e cumprimento de um direito humano, promovendo a autoestima e a confiança de todos que se engajam na promoção do aleitamento materno”, diz.

Amamenta Alimenta Brasil – A Capital integra a estratégia Amamenta Alimenta Brasil desde 2013, com foco no aleitamento materno na atenção básica. Pela iniciativa, são formados tutores que acompanham a capacitação das equipes, pactuando ações de pré-natal, fluxograma de atendimento da mãe e do bebê e monitoramento de indicadores de aleitamento e alimentação. Entre os objetivos está desenvolver ações sistêmicas individuais ou coletivas para a promoção do aleitamento materno e a alimentação complementar saudável e monitorar os índices de aleitamento e alimentação complementar.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Conheça os benefícios da amamentação.

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes