Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas está com menos de 2 litros no estoque

17/01/2022 14:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Necessidade de doações é urgente. Quantidade é suficiente apenas para quatro dias

O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre, está precisando urgentemente de doação. Há apenas 1,9 litro de leite humano no estoque, o suficiente para quatro dias. A equipe do hospital já vem racionando o alimento há mais de uma semana. De acordo com Fernanda Santos Conde, nutricionista do Banco de Leite, a necessidade diária é de 1,5 litros. No entanto, hoje é distribuído apenas 600 ml. “A situação é crítica. Com esta quantidade, estamos priorizando os prematuros extremos, que nascem com menos de 1,5 kg”, destaca. 

A baixa de doações, segundo a nutricionista, se dá devido ao período do ano. “Geralmente no verão temos uma diminuição. Muitas doadoras viajam para a praia e tiram férias no trabalho”. Outro fator que pode ter contribuído é o medo gerado pela variante ômicron. “As doadoras devem se tranquilizar, pois o ambiente no hospital é seguro. Também é possível, para as residentes da Capital, a solicitação de busca a domicilio”, pontua.

Conforme Fernanda, a escassez pode impactar no tratamento do bebê. O recém-nascido prematuro, que recebe o leite, tem menos intercorrência de enterocolite necrosante (NEC), um quadro inflamatório do trato gastrointestinal, muito comum entre os prematuros extremos. “Os bebês que tem a imunoglobina A (lgA), anticorpos transmitidos pelo leite humano, são menos propensos a desenvolver a doença”, conclui .

O Banco de Leite do HMIPV tem capacidade de pasteurizar 100 litros de leite humano por mês, quantidade que seria suficiente para suprir as necessidades dos bebês da UTI de neonatologia, da pediatria e do alojamento conjunto. 

Podem fazer a doação mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis. As que residem em Porto Alegre, podem solicitar a busca domiciliar. É possível entrar em contato com a equipe do hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes