Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas necessita de doações

03/08/2021 17:12
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Hospital está com estoque baixo de leite

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está com baixo estoque de leite para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI neonatal. De acordo com a coordenadora geral do serviço de Nutrição, Luciane Busato, o banco tem capacidade para processar até 100 litros de leite humano por mês, mas nesta terça-feira, 3, o estoque era de 12 litros, suficiente para suprir as necessidades dos recém-nascidos por apenas seis ou sete dias. 
 
Luciane explica que as doações diminuíram muito em razão da pandemia. "Nossas equipes estão adotando todos os protocolos de higiene, sendo um procedimento seguro para mães e bebês”, destaca.
 
Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o hospital atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para todo o Estado em pré-natais de alto risco. 

Benefícios - O apelo por doações ocorre justamente no Agosto Dourado, mês dedicado às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite materno aumenta a imunidade dos bebês, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê. Além disso, o ato também traz benefícios para as mulheres doadoras: alivia sintomas da mama cheia e previne problemas como ingurgitamento mamário e mastite.

Quem pode doar - Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. 

Como doar - Basta entrar em contato com o hospital pelo telefone (51) 3289-3334. É possível fazer a doação sem sair de casa. Após o cadastro, a equipe fornece todos os materiais necessários para coleta e armazenamento e busca o leite na residência da doadora.

Saiba mais:

- A produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.

- Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.

- Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

- Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Serviço:

Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Endereço: avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, 6º andar 

Telefone: (51) 3289-3334

Atendimento: segunda a sábado, das 7h às 19h. Domingo, das 7h às 17h30.

 

Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes