Beneficência Portuguesa recebe primeiro paciente SUS com Covid-19

25/02/2021 16:43
Giulian Serafim / PMPA
SAÚDE
Por requisição da prefeitura, hospital agora integra a rede de enfrentamento à doença

O Hospital Beneficência Portuguesa recebeu, na tarde desta quinta-feira, 25, o primeiro paciente com Covid-19 encaminhado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme o setor, outros dois foram encaminhados ao hospital, um para UTI e os demais, para leitos clínicos. No decorrer do dia, devem ser regulados mais alguns pacientes para a instituição.

De acordo com a atualização do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) desta quinta-feira, foram cadastrados 40 leitos de enfermaria e dez de UTI - Covid-19, que serão utilizados gradativamente, de acordo com a capacidade operacional do hospital.

Pelo Decreto 20.947, de 23 de fevereiro, a prefeitura requisitou serviços e equipamentos da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), gestora integral do Hospital Beneficência Portuguesa, para que a instituição passasse a integrar a rede hospitalar da cidade no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Segundo os critérios estabelecidos pela SMS, além de disponibilizar para o SUS e operar os 40 leitos de retaguarda clínicos e dez de UTI, o hospital vai oferecer recursos humanos, hotelaria, higienização, limpeza, serviços de nutrição, alimentação e cobertura de custos de luz e água.

  

 

Patrícia Coelho e Vanessa Conte

Rui Felten