Beneficiado do Moradia Primeiro consegue emprego

22/08/2018 13:51
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan comemora moradia e emprego para Marcos Vinicius
O primeiro beneficiado por meio da iniciativa Moradia Primeiro da Prefeitura de Porto Alegre, Marcos Vinicius Braustin Pias, de 36 anos, esteve na agência do Sine Municipal, nesta quarta-feira, 22. Um dia após assinar o termo que lhe concedeu uma residência para morar, ele foi aprovado na entrevista de seleção e está em processo de documentação para uma vaga de emprego. Antes em situação de rua, Marcos já está residindo em um imóvel alugado pela prefeitura e agora deve ocupar uma vaga de oficial de manutenção. “O primeiro passo, a moradia, que trouxe dignidade ao Marcos, permitiu o segundo, o emprego”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Marcos foi selecionado pelas equipes de abordagem e vivia na rua Irmão José Otão. Agora, ele vive em um imóvel na rua Jerônimo Coelho e terá acompanhamento semanal da equipe de assistência social da prefeitura. Ele é o primeiro contemplado da etapa do Moradia Primeiro. Para o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, o resultado mostra o sucesso da iniciativa. “Estamos vendo o poder de transformação que o programa está tendo na vida de quem mais precisa”, afirma.

Plano Municipal de Superação da Situação de Rua - O Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), é composto por seis estratégias que envolvem a integração de diversas secretarias. São elas: qualificação da abordagem, programa Moradia Primeiro, ampliação da rede de Saúde Mental, aumento das ofertas de oportunidades, revitalização do espaço urbano e monitoramento da assistência.

Entre as ações do plano está o acordo de cooperação com a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande Do Sul (Fetergs) e a Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI), que possibilita o fornecimento gratuito de passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente em situação de rua que desejam resgatar vínculos comunitários com suas famílias e retornarem às cidades de origem. O acordo foi firmado em junho e até agora dez pessoas já voltaram para suas cidades.

De acordo com o grupo de trabalho responsável pelo Plano Municipal da Superação da Situação de Rua, são vários os fatores que levam as pessoas para a situação de rua: apenas 5% dos moradores de rua da Capital estão nesta situação por opção e 50% deles moram há mais de cinco anos em locais públicos. Entre os motivos, 50% têm problemas com o uso de drogas, 45% perderam os vínculos familiares e 5% possuem problemas graves de saúde mental.

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes