Caminhada Setembro Amarelo ocorre neste domingo

16/09/2023 08:08

A 3ª Caminhada Setembro Amarelo – Juntos pela Vida ocorre neste domingo, 17. O evento seria realizado no dia 3, mas foi transferido devido às chuvas. A ação é das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Social (SMDS), Gabinete da Primeira-Dama e Câmara Municipal, e acontece no Parque Farroupilha (Redenção), próximo ao Monumento do Expedicionário.

As atividades têm início às 10h, com apresentação do Caps AD Esperança. A caminhada está programada para as 11h30 e passará pelas avenidas José Bonifácio e Osvaldo Aranha. Das 12h20 às 12h40, terá desfile de moda e atração musical com a Equipe de Saúde Mental Adulto (Esma) Altos da Glória. Das 13h20 às 13h50, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) Girassol e o Caps Flor de Maio promovem atividade de yoga e atração musical. Para encerrar, o grupo Tocante do Caps AD Passo a Passo animam os participantes com mais música, das 13h50 às 14h20.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, observa que grande parte dos casos de suicídio está relacionada a quadros de depressão e, por isso, é importante o olhar atento para o assunto. “Nesta terceira edição da caminhada, queremos informar e conscientizar a população de Porto Alegre sobre a importância de se falar no tema, do cuidado com a saúde mental e, sobretudo, do combate ao preconceito que a temática ainda gera em nossa sociedade", afirma.

A primeira-dama, Valéria Leopoldino, destaca que, em 2022, o gabinete organizou com a Secretaria Municipal de Saúde uma caminhada para promover a vida e abrir diálogos sobre temas difíceis. “Este ano, nosso compromisso continua forte, agora em parceria com a Câmara de Vereadores, unidos pelo Setembro Amarelo. Juntos, reafirmamos a importância de estender a mão, ouvir atentamente e construir uma comunidade onde todos saibam que não estão sozinhos. A cada passo, estamos iluminando o caminho da esperança”, disse Valéria.

Serviço:

Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando aos serviços de saúde mental. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI. A ação conta com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza

Centro de Saúde IAPI – rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia

Carolina Zeni

Gilmar Martins