Cancelado bloqueio químico contra a dengue no Jardim do Salso nesta quarta-feira
Foi cancelado o bloqueio químico, com aplicação de inseticida, no bairro Jardim do Salso nesta quarta-feira, 10, devido à previsão de chuva. Ação envolveria parte de cinco ruas: Prof. Abílio Azambuja, Ângelo Crivellaro, São Benedito, Santa Isabel e Waldomiro Souza. Uma nova data para a aplicação de inseticida será divulgada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).
As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que coordena o trabalho de campo, e têm o objetivo interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada. A Secretaria Municipal de Saúde não realiza atividades de “desinsetização” ou de controle de mosquitos na cidade.
A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro da operação, diminuindo o risco de transmissão do vírus através da picada de fêmeas do Aedes aegypti adultas que possam estar infectadas.
Sintomas - Febre alta (maior de 38ºC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos são sinais compatíveis com a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Nesse caso, a recomendação é de procura de atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento do quadro clínico, visando o não agravamento da doença, especialmente após o final do quadro febril. A recomendação vale para todas as pessoas, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirmação da doença.
Andrea Brasil