Capacitação forma multiplicadores na metodologia Acesso Mais Seguro
Profissionais das coordenadorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, até quinta-feira, 5, de capacitação para tornarem-se multiplicadores na metodologia Acesso Mais Seguro. Acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o programa é uma parceria com a prefeitura para desenvolver protocolos de atuação, a fim de reduzir a exposição dos trabalhadores e dos equipamentos à violência armada.Â
Com a participação de 25 pessoas, o encontro teve inÃcio na manhã desta terça-feira, 3, das 8h15 à s 12h, na PontifÃcia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A capacitação está a cargo das representantes do CICV Luana Silva Fagundes, Fernanda Puoci Vogel Ribeiro e Nathália Isabela Araújo Lopes.
Conforme a assessora técnica do programa na SMS, Liliane Santos, a ideia é que os profissionais capacitados repassem as informações à s respectivas equipes, criando processos pedagógicos de educação no trabalho, com a produção de conhecimento e de estratégias no enfrentamento à violência.Â
A programação reúne equipes das instituições contratualizadas com o municÃpio no atendimento em unidades de saúde, serviços especializados e rede de atenção psicossocial. Nesse grupo estão Santa Casa de Misericórdia, Rede de Saúde Divina Providência, Grupo Hospitalar Conceição, PUCRS, Vila Nova e Associação Educadora São Carlos (Aesc).
Para sexta-feira, 6, das 8h30 às 12h, está prevista uma formação em primeiros socorros psicológicos com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estresse Pós-traumático da PUCRS. Será voltada ao mesmo público, para atuar em situações de apoio aos trabalhadores.
No Brasil, o Programa Acesso Mais Seguro está presente em seis estados, um deles é o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania.
Gilmar Martins