Capital abrirá 116 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

08/06/2023 08:33
Pedro Piegas / PMPA
saúde
Na pediatria, são 35 leitos clínicos e 22 de UTI. Também 59 leitos clínicos para público adulto

A prefeitura terá 116 novos leitos hospitalares disponíveis para atendimento adulto e pediátrico durante a Operação Inverno em Porto Alegre. Na pediatria, são 35 leitos clínicos e 22 de UTI. Já a previsão para o público adulto é de abertura de 59 leitos clínicos, inicialmente.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde prevê também a contratação temporária de 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédico.

“As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a superlotação das emergências hospitalares neste período de inverno e foram antecipadas em função de um grande registro de casos de sintomáticos respiratórios, especialmente em crianças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Entre as iniciativas em andamento estão a abertura de unidades de saúde em horário estendido e aos finais de semana, para dar apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera. Incluem também a vacinação itinerante das crianças nas escolas para ampliar a cobertura vacinal, ampliação de acesso a medicamentos nos pontos de cuidado e monitoramento contínuo dos indicadores para a tomada de decisão.

Atualmente, Porto Alegre conta com 4.769 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 404 são pediátricos clínicos e cirúrgicos.

Novos leitos:

UTI:
04 leitos pediátricos de UTI no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, sendo que dois já foram abertos
08 leitos UTI no Grupo Hospitalar Conceição (já em operação)
10 leitos pediátricos no Hospital Vila Nova 

Clínicos:
10 leitos clínicos pediátricos no Hospital Restinga e Extremo-Sul (em operação)
20 leitos clínicos pediátricos no Hospital Vila Nova (em operação)
05 leitos clínicos pediátricos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (em operação)
20 leitos clínicos adultos no Hospital Independência (em negociação)
18 leitos clínicos adultos no HPS (em operação)
21 leitos clínicos adultos no Grupo Hospitalar Conceição (em negociação)

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes