Capital amplia vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 40 anos

16/05/2023 08:36

A partir desta terça-feira, 16, todas as pessoas com 40 anos ou mais podem ser vacinadas contra influenza em Porto Alegre. A fim de garantir proteção contra os vírus da influenza (gripe) para o maior número de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia gradativamente o público apto a receber a dose ao longo desta semana. Todas as unidades de saúde têm estoque da vacina contra influenza.

A medida atende à determinação do Ministério da Saúde, de ampliar para toda a população o público apto a ser imunizado, e visa, com o escalonamento, a evitar aglomerações e garantir melhor atendimento à população nos locais de vacinação.

Esse grupo se junta aos grupos prioritários que vêm sendo vacinados desde o início da campanha, em 10 de abril (idosos, professores, crianças a partir de seis meses, servidores da segurança e do transporte público, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades).

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá doses em todas as salas de vacina, de acordo com o horário de funcionamento de cada local.

O escalonamento prevê a ampliação das faixas etárias diariamente a partir de segunda-feira:

Terça-feira, 16 – Pessoas com 40 anos ou mais

Quarta-feira, 17 – Pessoas com 30 anos ou mais

Quinta-feira, 18 – Pessoas com 20 anos ou mais

Sexta-feira – Todas as pessoas a partir de seis meses de idade

Locais: Unidades de saúde 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes