Capital aplica mais de 6,6 mil doses de reforço em idosos acamados

10/11/2021 15:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Quem já recebeu a primeira ou segunda dose em casa deve aguardar o contato das unidades de saúde

Um total de 6.661 doses de reforço contra a Covid-19 foi aplicado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em idosos acamados na Capital desde 29 de setembro, quando teve início o atendimento. Conforme levantamento da Atenção Primária à Saúde, faltam 1.977 pessoas para completar o reforço, das quais muitas ainda não estão aptas a tomar a terceira dose, pois não completaram os seis meses de tempo recomendado entre as aplicações. 

Podem receber a vacinação em domicílio pessoas com mais de 60 anos, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses e que tenham dificuldades de locomoção, bem como seus cuidadores. “O reforço do imunizante é recomendado para garantir maior proteção aos grupos que possuem a imunidade naturalmente mais baixa, sendo essa medida alinhada à orientação da Organização Mundial da Saúde”, comenta a diretora da APS, Caroline Schirmer.  

Quem já recebeu a primeira ou segunda dose em casa deve aguardar o contato das unidades de saúde. Já os idosos que receberam a primeira e segunda dose em algum dos locais de imunização da Capital e que agora estão acamados devem solicitar a vacinação em domicílio diretamente para as unidades de saúde de referência pelo WhatsApp. Os números podem ser conferidos aqui.

O atendimento via WhatsApp é exclusivo para moradores de Porto Alegre e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após a verificação da documentação, as equipes irão confirmar o agendamento. O prazo para a realização dependerá do número de solicitações de cada unidade de saúde. Por orientação técnica do Ministério da Saúde, será utilizado o imunizante da Pfizer/BioNTech para a vacinação desse público. 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes