Secretaria de Saúde alerta para riscos da desidratação e reforça cuidados em dias de calor

05/02/2026 15:00

A onda de calor dos últimos dias, que deve se estender até o fim de semana, em Porto Alegre, exige atenção redobrada aos cuidados com o corpo. Entre os principais problemas registrados nesse período do ano está a desidratação, que ocorre quando o organismo perde mais líquidos do que recebe, principalmente por meio do suor ou da urina, provocando um desequilíbrio no funcionamento do corpo e podendo causar desde sintomas leves até quadros mais graves.

De acordo com a médica clínica do Centro de Saúde Santa Marta, Raissa de Moura, a desidratação pode afetar diretamente a pressão arterial e o bem-estar geral. “A desidratação pode levar à pressão mais baixa, tontura e mal-estar, tudo decorrente da falta de líquido no nosso corpo”, explica.

Os sinais variam conforme a gravidade do quadro. “Os sintomas podem ir desde transpiração excessiva, tontura, mal-estar e pressão baixa, até vômitos, diarreia e, em situações mais graves, desmaios”, alerta a médica.

Em casos de desmaio ou queda de pressão associados à desidratação, a orientação é agir de forma rápida. “É importante levar a pessoa para um local fresco e arejado, oferecer água, realizar compressas frias e encaminhar para avaliação médica, seja em uma unidade de saúde ou em uma unidade de pronto atendimento”, reforça Raissa.

Atenção redobrada - Alguns grupos demandam atenção redobrada, como idosos, crianças, gestantes e a população em situação de rua. “Essas pessoas são mais vulneráveis à desidratação e devem ingerir água regularmente, não apenas quando sentirem sede, como medida preventiva”, destaca a médica.

A Secretaria Municipal de Saúde também orienta a adoção de cuidados adicionais nos dias mais quentes, como evitar a exposição ao sol nos horários de maior intensidade, entre 10h e 16h, e permanecer em ambientes frescos e bem ventilados sempre que possívelDiariamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) distribui água gelada para pessoas em situação de rua na região central da cidade. 

Cristiano Vargas

Lissandra Mendonça