Capital atualiza plano de contingência da dengue, zika e chikungunya

22/12/2020 12:48
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Plano inclui ações de controle mecânico, químico e biológico do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o Plano de Contingência da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, que tem como objetivo evitar a ocorrência de óbitos, além de prevenir e controlar processos epidêmicos. O documento define as ações a serem implantadas ou intensificadas no cotidiano dos serviços de saúde e a organização necessária para atender a situações de emergência, caso ocorram.

Para reduzir a letalidade das doenças, o plano destaca orientações de assistência adequada ao paciente, além de ações de prevenção e controle, fortalecendo a articulação das diferentes áreas e serviços. Também é necessário o reconhecimento oportuno dos casos suspeitos, o tratamento do paciente conforme protocolo clínico do Ministério da Saúde e a organização da rede de serviços de saúde.

O documento apresenta ainda dados epidemiológicos do município e ações específicas a serem implementadas em quatro níveis de resposta, de zero a três. O conteúdo está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde e na Biblioteca da Atenção Primária à Saúde (BVAPS).

Até outubro, Porto Alegre contabiliza 150 casos notificados de dengue, dos quais 40 importados e seis autóctones (quando a doença é contraída no município). Foram notificados ainda três casos de zika e dez de chikungunya, um deles importado.

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil