Capital ganha novo site sobre monitoramento do mosquito Aedes aegypti

17/02/2022 09:25
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Monitoramento é feito pela prefeitura desde 2012

Porto Alegre passa a contar, a partir desta quinta-feira, 17, com um novo site de informações sobre mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. O site está dividido em cinco menus: vigilância do mosquito, dados e mapas, profissional da saúde, cidadão e divulgação. 

Na capa, o internauta terá acesso direto aos mapas da infestação vetorial (da semana e das quatro últimas semanas) e notícias. Além disso, na parte superior da capa está o “Mapa do Aedes”, que traz o resultado em tempo real das vistorias semanais das armadilhas, que atraem o mosquito vetor da dengue.

Todos os mosquitos recolhidos das armadilhas são identificados e enviados ao laboratório para análise de positividade viral através de técnicas específicas que irão informar se estão contaminados com alguns dos vírus das seguintes arboviroses transmitidas por este vetor: dengue, zika e chikungunya.

Monitoramento - O Monitoramento Integrado do Aedes (MI Aedes) é feito pela prefeitura desde 2012. Em fevereiro de 2015, foi lançado o site Onde Está o Aedes?, primeira publicação exclusiva da prefeitura para reunir as informações referentes ao vetor e às doenças transmitidas por ele.

Atualmente, o MI Aedes é composto por 910 armadilhas, instaladas em 45 bairros da cidade. Os locais foram definidos a partir de uma matriz de vulnerabilidade do Ministério da Saúde. A intenção é gradualmente ampliar essa a área de cobertura pelas armadilhas.

Parceria - Para apresentar o novo site, foi realizada parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Assessoria de Comunicação, e a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). A companhia foi responsável pela modernização e adequação do site à plataforma atual do portal prefeitura, melhorando a usabilidade e acessibilidade ao site. Com o sistema desenvolvido, o cidadão terá acesso às informações sobre o controle e acompanhamento do mosquito da dengue na Capital.

Para a supervisora técnica da Procempa, Renata Bäuerle, o site é importante para a proteção à saúde do porto-alegrense. “Com esse portal é possível o monitoramento dos focos de mosquito e também a colaboração da população na prevenção da proliferação do Aedes”, destacou a supervisora.

O conteúdo do site foi definido pela área técnica da DVS, em especial o Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores, e a Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Para compor o menu “Cidadão”, foi levada em consideração análise das principais demandas da população ao serviço 156 e Ouvidoria da SMS.

Durante os anos em que esteve no ar, o site www.ondeestaoaedes.com.br foi visualizado por mais de 135 mil internautas. De acordo com as análises de navegação, a cada ano o percentual de internautas que acessa o site com dispositivos móveis aumentava, passando de 52% quando do início do projeto de modernização. “A intenção é oferecer à cidade e à gestão informação de qualidade com maior facilidade de acesso”, resume a bióloga do NVRV Liane Fetzer, que integra a equipe de desenvolvimento do site desde 2015.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes