Capital lança manual para orientar laboratórios de patologia em exames oncológicos

08/11/2021 15:12
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Porto Alegre é a única cidade do Brasil a participar do City Cancer Challenge (C/Can)

Única cidade do Brasil a participar do City Cancer Challenge (C/Can), Porto Alegre lançou o Manual da Qualidade para subsidiar laboratórios de patologia em relação a exames oncológicos. Iniciativa liderada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC),  o C/Can tem como objetivo conduzir algumas cidades no mundo à liderança no planejamento e implementação de soluções de tratamento de câncer. 

A publicação já foi entregue a todos os laboratórios da Capital e será uma referência para o país. Cada instituição terá 120 dias a contar da data de recebimento para elaborar o próprio Manual de Qualidade.

Com o texto, os laboratórios têm reunidas as informações para garantir a qualidade do serviço prestado, contemplando todo o processo. Os órgãos de controle, como a Vigilância Sanitária, passam a ter um modelo padrão para orientação e fiscalização do setor.

O manual foi construído em 2020 em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (por meio das diretorias de Vigilância em Saúde e Assistência Laboratorial), Sociedade Brasileira de Patologia e C/Can. O ponto de partida da iniciativa foi uma pesquisa realizada em 2019, que mostrou os principais desafios no enfrentamento do câncer e propôs soluções técnicas baseadas em dados e evidências.

Essa pesquisa foi realizada por um comitê executivo do C/Can, formado por 15 instituições locais. A partir dessa pesquisa, foram definidos 13 objetivos para a cidade. Um deles é a patologia, com foco em melhorar a qualidade dos laboratórios, incluindo rastreabilidade de amostras, testes e laudos. Objetivo definido, a SMS, em parceria com um grupo de patologistas voluntários, começou o projeto para implantação do Programa de controle de qualidade para laboratórios de patologia de Porto Alegre.

Depois de construído, o manual foi validado por todas as instâncias do C/Can, recebeu revisão internacional dos parceiros globais do programa e foi aprovado para implementação.

A diretora adjunta da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernanda Fernandes, enfatiza que o manual tem como fonte principal as orientações do Programa de Acreditação e Controle da Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia e proporcionará apoio aos laboratórios para que atendam às normas vigentes, contribuindo para a melhora do controle dos casos de câncer em Porto Alegre.

O C/Can foi lançado em 2017, no Fórum Econômico Mundial, com a visão de apoiar cidades e cidadãos a melhorar o acesso a cuidados oncológicos de qualidade.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil