Capital registra mais de 23 mil vacinas aplicadas contra Covid-19

25/01/2021 19:21
Cristine Rochol/PMPA
SMS
População quilombola começou a ser vacinada nesta segunda-feira, a exemplo dos indígenas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou a aplicação de 23.138 doses de vacina CoronaVac contra a Covid-19 até as 19h10 desta segunda-feira, 25. Do total, 12.989 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 10.044 por idosos, acamados e pessoas com deficiência institucionalizados e 105 por populações indígenas e quilombolas. 
Os dados são do vacinômetro, painel de monitoramento que acompanha a evolução da campanha em Porto Alegre. As 23.138 doses correspondem a 22,87% da meta do público-alvo da primeira fase da campanha. As informações são atualizadas constantemente, a partir da inserção de dados das instituições de saúde. (fotos)
 
Nesta segunda, equipes de profissionais da SMS percorreram 28 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas, em suas residências, para fazer a imunização. Começou ainda a vacinação de populações indígenas e quilombolas que vivem na Capital. A previsão é de que 1,5 mil pessoas sejam imunizadas até sexta-feira, 29, das quais mil quilombolas e 500 indígenas. 
 
Pela manhã, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, esteve no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde teve início a vacinação de profissionais que atuam no atendimento à população. Trabalhadores dos prontos atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro também foram vacinados, além de trabalhadores de unidades de saúde. 
 
A primeira remessa da vacina CoronaVac para Porto Alegre vai garantir a imunização de mais de 51 mil pessoas. No momento, não haverá aplicação nas unidades de saúde.
 
Confira as instituições de longa permanência de idosos visitadas nesta segunda, 25, nas gerências distritais da cidade:
 
Gerência Centro – Florence Hotelaria Assistida, Asilo São Vicente, Geriatria Novo Lar - Unidade Luciana de Abreu, Geriatria Novo Lar - Unidade Barão de Santo Ângelo, Residencial Terapêutico Nova Vida, Vivendas Menino Deus, Clínica Longevity, Casa de Acolhida Santo Enrique de Osso/Irmãs Teresianas, Residencial Geriátrico Clínica Pró-idoso, Residencial Terapêutico Nova Vida (10 ILPIs).
 
Gerência Glória Cruzeiro Cristal – Comunidade São José (Casa das Irmãs), Lar Evangélico Vovó Luiza, Monte Líbano, Geriatria Angel, Residencial Dedicare (5 ILPIs). A gerência concluiu a vacinação nas ILPIs na região.  
Gerência Leste Nordeste – Atelier Terapêutico e Residência, Lar Maria Rosa (2 ILPIs).
 
Gerência Restinga Extremo-Sul – Clínica Cândida, Clínica Chapéu do Sol, Pousada Libertação, NAR Fantine (4 ILPIs).
 
Gerência Distrital Noroeste Humaitá/Navegantes Ilhas – Residencial Vivência, Residencial Higia, Residencial Maturitá, Residencial Lindoia, Vovó Zenita, Viver a Vida, Bela Vida (7 ILPIs).
 
As gerências Norte Eixo Baltazar e Partenon Lomba do Pinheiro concluíram a vacinação nas ILPIs das respectivas regiões. As equipes seguem atuando na vacinação de profissionais de saúde, idosos acamados e populações indígenas e quilombolas.
 
Leia também:
 

Vanessa Conte

Elisandra Borba