Indígenas e quilombolas começam a ser vacinados contra Covid-19

25/01/2021 15:17
Cesar Lopes/PMPA
SAÚDE
Um dos locais de imunização foi a aldeia Kaingang do bairro Lomba do Pinheiro

Populações indígenas e quilombolas que vivem em Porto Alegre recebem, a partir desta segunda-feira, 25, a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O trabalho envolve equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e será realizado até sexta-feira, 29. A previsão é de que 1,5 mil pessoas sejam imunizadas, das quais mil quilombolas e 500 indígenas. 

O plano para esta segunda-feira é que 160 pessoas de cada população recebam a vacina. Os números finais serão divulgados diariamente no portal de monitoramento, o vacinômetro. Pela manhã, um dos locais de imunização foi a aldeia Kaingang do bairro Lomba do Pinheiro. O trabalho foi realizado em parceria com o polo-base Porto Alegre da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai). Já a vacinação das comunidades quilombolas teve início à tarde. 

A Capital possui dez aldeias e sete comunidades indígenas pertencentes às etnias Kaingang, Mbya Guarani e Charrua. No caso da população quilombola, são sete comunidades. A imunização em aldeias e quilombos segue um plano que respeita as especificidades dessas populações. Em função disso, não será permitido acesso da imprensa. 

A remessa inicial da vacina para Porto Alegre garante atendimento a mais de 51 mil pessoas. Nesta primeira etapa, também estão sendo vacinados idosos e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados e profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. No momento, não há aplicação em unidades de saúde.

  

 

Vanessa Conte

Rui Felten