Capital supera 454 mil pessoas vacinadas contra gripe
Registros do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), mantido pelo Ministério da Saúde, indicam que até as 10h desta terça-feira, 12, foram vacinadas 454.378 pessoas contra influenza (gripe) em Porto Alegre desde o inÃcio da campanha nacional. Do total, 385.500 são dos grupos prioritários; o restante, pessoas com comorbidades.
O maior contingente está entre os idosos, que somam 245.005 doses, seguidos de trabalhadores da saúde, com 90.269, e 22.777 profissionais da segurança pública e salvamento. As crianças, grupo prioritário desta semana, somam 5.728 doses. Ao longo da semana, a chamada também é para vacinar gestantes, mães que tiveram bebês há menos de 45 dias e pessoas com deficiência, além dos demais grupos prioritários.
As crianças devem ser imunizadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário e atualização das vacinas de rotina. Já os outros públicos podem comparecer em unidades de saúde ou nas farmácias parceiras da prefeitura. Na próxima semana começa a última fase da terceira etapa da vacinação, que prossegue até 5 de junho, com o atendimento de pessoas entre 55 e 59 anos e professores das redes pública e privada.
A vacina contra gripe não protege contra o novo coronavÃrus, mas evita complicações causadas pelos vÃrus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a problemas clÃnicos e internações hospitalares.
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia.
Elisandra Borba