Capital tem 3ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente
A 3ª Jornada Municipal de Segurança do Paciente ocorre nesta quinta-feira, 24, durante todo o dia, no anfiteatro central da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O encontro reúne cerca de 300 profissionais, incluindo a participação de representantes de 29 instituições hospitalares.
A programação inclui palestras com temas voltados à cultura de segurança do paciente, evolução e desafios, mapeamento de risco, registro de enfermagem e judicialização. As novas tecnologias fazem parte de mesa redonda, quando serão abordados assuntos como inserção virtual de cateter, inteligência artificial, prevenção de quedas e lesão por pressão.
O principal objetivo da jornada é disseminar a cultura de segurança nos serviços de saúde, reduzindo o risco de danos desnecessários, além de promover o compartilhamento de saberes e trocas de informações entre as instituições hospitalares. Também pretende divulgar ações, apresentar inovações tecnológicas e debater sobre a importância de registros na assistência à saúde, a judicialização e a necessidade da comunicação efetiva entre os membros da equipe e os pacientes e familiares.
O encontro é promovido pela Comissão Municipal de Segurança do Paciente e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde. Nesta edição, além das instituições hospitalares, foram incluÃdos ao evento profissionais de clÃnicas de quimioterapia e de diálise.
Â
Lissandra Mendonça