Casos de dengue autóctone na cidade chegam a 65

30/07/2021 16:12
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SAÚDE
Inverno é a época com menor possibilidade de transmissão viral

Até 24 de julho , Porto Alegre registrou 65 casos autóctones de dengue (contraídos na cidade), além de 15 casos importados, totalizando 80 casos. Em 2020, foram 40 casos, sendo seis autóctones. Os dados são do Boletim da Dengue referente à Semana Epidemiológica (SE) 29, divulgado nesta sexta-feira, 30, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

De acordo com a publicação, disponível neste link, foram notificadas 157 suspeitas da doença à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) no ano, sendo 147 de moradores da Capital. Dos 147, um total de 59 foi descartado, 80 confirmados e oito permanecem em investigação. O caso mais recente autóctone confirmado teve início de sintomas na Semana Epidemiológica 27 (entre 4 e 10 de julho).

Os bairros com maior número de infecções autóctones são Humaitá (28), Santo Antônio (24) e Lomba do Pinheiro (7). Os demais estão espalhados no território da cidade. Os casos importados têm provável local de infecção os municípios de Santa Cruz do Sul, Erechim, Aratiba, Marcelino Ramos e Venâncio Aires, no RS; Rio de Janeiro, no RJ; São Paulo e Piracicaba (SP), Navegantes (SC) e Juruena (MT).

O inverno é a época do ano com menor probabilidade de transmissão viral, pela diminuição da densidade de mosquitos Aedes aegypti na cidade. A recomendação para pessoas que viajem para locais com transmissão confirmada é de que, diante de sintomas compatíveis com a dengue (dor de cabeça, dor no corpo, febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos), procurem atendimento médico e refiram o histórico de viagem. 

A dengue é doença de notificação compulsória, e a suspeita deve ser notificada à EVDT/DVS/SMS, por telefone, no momento do atendimento de saúde.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins