Centro de atenção psicossocial recebe ação na semana da criança

14/10/2021 16:52
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atividade ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Casa Harmonia

Brincadeiras como pular corda, jogar bola, bolhas de sabão e atividades circenses fizeram a alegria de crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) Casa Harmonia nesta semana das crianças. Nesta quinta-feira, 14, as palhacinhas Assuntina e Ciska integraram-se ao grupo e animaram a atividade. 

O CAPSI Casa Harmonia acompanha cerca de 120 crianças e adolescentes de zero a 18 anos com sofrimento psíquico grave ou moderado, cada um com projeto terapêutico singular. “A ideia é resgatar a relação deles com a vida social, com a família, amigos e escola”, diz a psicóloga e coordenadora Flavia Darski. Além do atendimento, faz parte do plano terapêutico o acompanhamento com pais, mães, avós e responsáveis.

No local, são desenvolvidas atividades individuais e em grupo, como oficinas de dança, cupcake, costura, jogos, instrumentos musicais, culinária e passeios pela cidade. A equipe é multidisciplinar, composta por psicóloga, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem e monitores. Também conta com a atuação de alunos residentes em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e estagiária da Unisinos. 

O espaço recebe encaminhamento das unidades de saúde e atende as regiões Centro, Sul Centro-Sul e Restinga Extremo-Sul da Capital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Loureiro da Silva, 1995. É o único da cidade mantido pela prefeitura. Além deste, Porto Alegre possui outros dois serviços na mesma linha de cuidado, um vinculado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e outro ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.   
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes