Comitê de prevenção e atenção às vítimas de violências inicia trabalhos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalou, em 27 de março, o Comitê Municipal de Prevenção e Atenção às Vítimas de Violências. Com composição intersetorial e multiprofissional, o grupo vai se reunir mensalmente para discutir e acompanhar casos de violência de repetição notificados e que precisem reorganização de fluxos de atendimento da rede municipal.
Entre os seus objetivos está a contribuição para o conhecimento dos indicadores de violência interpessoal e autoprovocada, suas causas (fatores determinantes e condicionantes) e os fatores de risco associados.
No primeiro encontro, foram debatidos dois casos de violência contra a mulher. Serviços de saúde que prestaram atendimento às vítimas relataram seus encaminhamentos e o colegiado debateu medidas que possam contribuir para a retirada das vítimas do circuito de violência.
“O comitê tem como objetivo ser espaço consultivo, de investigação, encaminhamento e recomendações”, destaca Francilene Rainone, técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS e coordenadora do comitê.
Os dados discutidos nos encontros são elaborados pela Equipe de Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a partir de notificação de suspeitas de violências interpessoal e/ou autoprovocada. Exemplos são casos de violência doméstica, tentativa de suicídio, suicídio, entre outros.
Integrantes – O comitê é composto por setores da SMS, Casa de Apoio Viva Maria e Conselho Municipal de Saúde. Organizações ou entidades podem ser convidadas a participar das reuniões ordinárias. Ele é instância prevista no Plano Municipal de Prevenção e Atenção às Vítimas de Violências da SMS para o período 2023/2025, lançado pela prefeitura em 2023.
Lissandra Mendonça