Confira como obter atendimento no Ambulatório Trans da Capital
Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ambulatório Trans é voltado ao público transexual e travesti residente em Porto Alegre. Disponibiliza atendimentos, consultas, exames, orientações nutricionais, hormonização, grupos de convivência, acolhimentos e encaminhamentos.
A sede localizada no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 1º andar – Centro Histórico) está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e o núcleo da Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520 – Restinga) atende nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h.
A equipe de atuação é composta por médicas, psiquiatra, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos e recepcionista. O agendamento de consulta pode ser feito no WhatsApp (51) 99506-9632 ou por demanda espontânea.
Em agosto, a SMS promoveu capacitação reunindo 50 médicos para tratar da hormonização oferecida pelo Ambulatório Trans. Segundo a médica da unidade do Centro de Saúde Santa Marta, a hormonização tem como objetivo desenvolver os caracteres sexuais secundários (modificações corporais) dentro da identidade de gênero e amenizar ou suprimir características relacionadas ao corpo de nascimento.
Porém, é importante lembrar que nem toda pessoa trans ou travesti deseja passar por esse processo. Já pessoas que não apresentam contraindicações clínicas e desejam modificações corporais por meio do procedimento têm a possibilidade de acompanhamento pela Atenção Primária à Saúde.
Ambulatório Trans Centro
Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 1º andar – Centro Histórico)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Ambulatório Trans Zona Sul
Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520 – Restinga)
Atendimentos sextas-feiras, das 8h30 às 12h
Gilmar Martins