Confirmados 79 casos autóctones de dengue na Capital

28/03/2023 12:57
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretaria tem feito operações em diversos bairros

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira, 28, atualização do Boletim Informativo da Dengue, com a confirmação de 98 casos da doença na cidade contabilizados até 27 de março, dos quais 79 são autóctones – contraídos na Capital. Os dados foram extraídos do banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan) e estão sujeitos à revisão pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

Desde o início do ano, foram notificadas 709 suspeitas à vigilância epidemiológica, das 616 entre pessoas residentes da Capital. Do total, 357 seguem em investigação laboratorial e 154 já foram descartadas.

A publicação apresenta também dados sobre confirmação de casos nas duas semanas epidemiológicas anteriores à divulgação (nesta semana, as SE 11 e 12, que correspondem aos dias 12 a 25 de março). Nesse período, foram confirmados 46 casos autóctones; sendo 34 nos bairros Vila João Pessoa (oito) e 26 no bairro Vila São José (nomenclatura do Sinan inclui a denominação São José para o bairro). Os outros 12 foram confirmados entre residentes do bairro Aparício Borges (quatro) e Arquipélago, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Menino Deus, Partenon, Teresópolis, Auxiliadora e São João um caso em cada bairro. 

Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim da SE 12 indica alto índice de infestação em 42 dos 46 bairros monitorados pela prefeitura com o sistema de armadilhas de captura. Com alto índice de infestação, aumenta o risco de transmissão do vírus da dengue na cidade. A dengue é transmitida pela picada da fêmea de um mosquito infectado com o vírus.

“Um mosquito saudável que pique uma pessoa infectada com o vírus será infectado e depois continuará o processo de transmissão para outras pessoas”, afirma o diretor da DVS, Fernando Ritter. A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra. 

Pulverização - A DVS tem feito operações de pulverização de inseticida, especialmente na Zona Leste, visando diminuir a população adulta de Aedes aegypti. Nesta semana, foram realizadas operações na segunda e terça-feira. Há previsão de nova ação nesta quarta-feira, 29, no bairro Vila São José, que concentra o maior número de casos neste ano. 

Serão quatro ruas que percorridas pela equipe coordenada pela DVS (acompanhada por funcionários da empresa contratada para a pulverização e agentes de combate a endemias devidamente identificados com crachás e coletes): Ernesto Araújo, Vidal de Negreiros, Martins de Lima e Guarani. A ação acontece em um raio de 150 metros a partir de um ponto da rua Vidal de Negreiros. A saída será na altura do número 355 da rua Ernesto Araújo, às 8h30.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes