Covid-19: Capital terá vacinação e atendimento durante o Carnaval

26/02/2022 08:09
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Sábado, vacinação infantil será oferecida para crianças a partir de 5 anos na US Moab Caldas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a vacinação contra a Covid-19 durante o Carnaval. Neste sábado, 26, o atendimento ocorre em dois locais. Para pessoas acima de 12 anos, o imunizante estará disponível no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. A vacinação infantil será oferecida para todas as crianças a partir de 5 anos na Unidade de Saúde Moab Caldas, no mesmo horário. 

Vacinação de adultos – No Shopping João Pessoa, sábado, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. 

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para pessoas com intervalo de oito semanas e Coronavac/Butantan para vacinados há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. 

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante há quatro meses e imunossuprimidos com a segunda dose há 28 dias.

Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante há dois meses. Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. 

A quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacinação de crianças – Na Unidade de Saúde Moab Caldas, haverá aplicação de primeira dose das vacinas Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan, além da segunda dose de Coronavac para crianças vacinadas com o imunizante há pelo menos 28 dias. Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada. Na segunda dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação.

Atendimento para sintomáticos – Sábado e domingo, 26 e 27, pessoas com sintomas de Covid-19 – febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular – podem procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia (confira os endereços ao final da matéria).

Programação para o restante do feriado – Não haverá vacinação contra a Covid-19 no domingo, 27. Na segunda e terça-feira, 28 e 1º, das 8h às 17h, haverá vacinação de crianças a partir de cinco anos em três unidades de saúde (Santa Marta, Morro Santana e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes). Haverá, em todos os locais, aplicação da primeira dose de Pfizer e primeira e segunda dose de Coronavac. Já a vacinação para pessoas a partir de 12 anos irá ocorrer em duas unidades de saúde (Glória e Navegantes). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose nos dos locais (exceto Coronavac na US Glória). Não haverá aplicação da dose de reforço da Janssen. Todas as cinco unidades de saúde abertas nesta segunda e terça-feira receberão também pessoas que precisarem de atendimento clínico e odontológico, incluindo sintomáticos de Covid-19.

Confira o serviço completo deste Carnaval:

Sábado, 26:

  • Vacinação de adultos e adolescentes - 9h às 16h:
    Shopping João Pessoa (todas as vacinas à disposição)
  • Vacinação de crianças - 9h às 16h:
    US Moab Caldas 
  • Pronto-atendimentos 24h para pessoas com sintomas de Covid-19:
    - PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
    - PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
    - PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
    - UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

Segunda e terça-feira, 28 e 1º:

  • Vacinação de crianças; atendimento clínico, de enfermagem e odontológico; testagem de antígeno para Covid-19 – 8h às 17h:
    US Santa Marta, US Morro Santana e CF José Mauro Ceratti Lopes
  • Vacinação de adultos e adolescentes; atendimento clínico, de enfermagem e odontológico; testagem de antígeno para Covid-19 – 8h às 17h:
    US Glória (exceto aplicação de Janssen) e US Navegantes (exceto aplicação de Janssen e Coronavac).
  • Dispensação de medicamentos – 8h às 17h
    Farmácia Distrital Santa Marta

Quarta-feira, 2:

  • Retorno às atividades normais no turno da manhã

 

Vanessa Conte e Luize Baini

Lissandra Mendonça