Covid-19: mês de março apresenta importante queda de novos casos 

07/04/2022 16:58
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Queda sustentada indica um arrefecimento da pandemia em decorrência, especialmente, da cobertura vacinal

O boletim semanal Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) indica que o mês de março (semanas epidemiológicas 9 a 13) apresentou queda sustentada no número de novos casos confirmados da doença em Porto Alegre. A queda no número de casos começou na última semana de janeiro e vem se mantendo desde então. 

De acordo com os dados da publicação, na primeira semana de março (SE 9), foram confirmados 1.633 novos casos de Covid-19; nas semanas seguintes, os números foram, respectivamente, de 1.293 (SE 10), 880 (SE 11), 799 (SE 12) e 25 (SE 13, dado ainda parcial). 

A queda também se reflete no número de internações hospitalares e de óbitos. Desde o final de janeiro, as internações por Covid-19 têm reduzido de forma gradual. O mesmo acontece com os óbitos, que têm registro de queda em todas as faixas etárias, contrariando o ocorrido nos dois primeiros meses do ano, quando houve aumento na ocorrência de óbitos, especialmente em pessoas acima de 70 anos.  

Se analisada a ocorrência de surtos de Covid-19 em instituições que abrigam idosos, serviços de saúde, escolas e outros serviços, a queda também é verificada desde meados de janeiro, acompanhando a redução de números de casos positivos na cidade.

A queda sustentada indica um arrefecimento da pandemia da Covid-19 em Porto Alegre, em decorrência, especialmente, da cobertura vacinal alcançada, com destaque entre os grupos etários com maior risco para a doença.

Mesmo com a queda contínua no número de novos casos a partir da última semana de janeiro – depois de um aumento expressivo entre o final do ano e o mês de janeiro – é necessário que a população complete o esquema vacinal. “Esse cenário aponta para a manutenção dos cuidados, em especial para a ampliação da cobertura vacinal nos públicos ainda não imunizados com esquema completo", destaca a gerente da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Pinto.

A SMS divulga o Boletim Covid às quartas-feiras (exceto em feriados, quando a divulgação passa para o dia seguinte), disponível no site da prefeitura. Diariamente, a consulta sobre número de casos na Capital e no RS pode ser feita no Painel Coronavírus RS, mantido pela Secretaria Estadual da Saúde.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins