Covid-19: percentual de vacinados na Capital com inclusão de adolescentes pode chegar a 85,5%

29/07/2021 13:20
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Não há prazo para início de imunização de jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades

Porto Alegre poderá chegar a 85,5% da população vacinada contra Covid-19, ao final do processo de imunização, com a inclusão dos adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Vacinação. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 27. Até o momento, apenas a vacina Pfizer pode ser administrada em menores de 18 anos. A população-alvo nessa faixa etária é de 108.387 pessoas, incluindo com e sem comorbidades.

Entre 12 e 17 anos, a imunização está aberta em Porto Alegre para pessoas com comorbidades ou condições de saúde específicas. Não há prazo para início da imunização de adolescentes nesta faixa sem comorbidades na cidade. A expectativa é de que esse público comece a ser vacinado após o término do processo de aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais. Nesta quinta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imuniza 31 anos ou mais.

Para o médico da SMS e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, a possibilidade de vacinar os adolescentes será importante para aumentar o percentual de pessoas vacinadas e o grau de proteção individual e coletiva. “A transmissilbilidade da variante Delta é muito maior e o percentual de cobertura vacinal - para atingir a imunidade coletiva - também precisará ser superior do que os 70% previstos no início da campanha de vacinação”, destaca. Cunha enfatiza ainda que a ampliação para este grupo é positiva porque, embora os adolescentes não componham grupo com riscos mais elevados para a doença, adoecem e têm grande capacidade de transmitir o vírus para pessoas de risco mais elevado.

O diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Ritter, frisa que, além da ampliação da faixa etária para os adolescentes, para atingir a imunidade coletiva, é fundamental que as pessoas que já podem se vacinar compareçam a um local de imunização para receber a primeira dose ou completar o esquema vacinal.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população projetada de Porto Alegre para 2020 é de 1.488.252 pessoas. Dados do Censo Demográfico de 2010 indicam população de 1.272.448 acima de 12 anos na cidade.

Patrícia Coelho

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes