Covid-19: pessoas com 32 anos ou mais podem se vacinar a partir desta quinta-feira

22/07/2021 08:37
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Capital recebeu 46.237 doses de vacina nesta quarta

A partir desta quinta-feira, 22, a prefeitura amplia o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19, chegando a pessoas com 32 anos ou mais. Também começam a ser vacinados adolescentes de 15 a 17 anos, com comorbidades. A imunização segue para os públicos que já vêm sendo contemplados na campanha. A aplicação estará disponível para residentes em Porto Alegre em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h, no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé) e drive do BIG Barra Shopping Sul, das 9h às 17h.

Nesta quarta-feira, 21, a Capital gaúcha recebeu 46.237 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 4.452 doses são da Pfizer/Comirnaty e serão destinadas à imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, pois é o único imunizante contra a Covid-19 autorizado para aplicação no grupo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A priorização deste público na campanha de vacinação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na terça-feira, 20.

Porto Alegre também recebeu 10.020 doses de Oxford/AstraZeneca destinadas à aplicação de segunda dose e 31.765 doses de Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan, que serão utilizadas para avançar na vacinação por faixa etária. Na sexta-feira, 23, será aberta a imunização para pessoas com 31 anos.

Primeira dose por agendamento - Pessoas com 32 anos ou mais também poderão agendar a aplicação da primeira dose pelo aplicativo 156+POA. Há agendas disponíveis para esta semana na unidade de saúde Morro Santana. O serviço é oferecido das 18h às 21h.

Segunda dose - A aplicação da segunda dose de Coronavac/Butantan estará disponível para todos vacinados há 28 dias, em 20 unidades de saúde, das 8h às 17h. Já a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca, irá ocorrer em 32 unidades de saúde, das 8h às 17h, e em 21 farmácias parceiras, das 9h às 17h.

Não haverá aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty. Seguindo determinação da Comissão Intergestores Bipartite/RS (CIB), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passou a adotar o intervalo de dez semanas entre a primeira e segunda dose da Pfizer. Assim, quem recebeu a primeira dose a partir de 15 de junho deverá aguardar o novo prazo para receber o imunizante.

Segunda dose por agendamento - Também é possível agendar a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca pelo aplicativo 156+POA. O serviço é oferecido das 10h às 19h nas unidades de saúde Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Belém Novo para todas as pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca há dez semanas.

Documentação - Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down) conforme nota técnica. Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19

Público: pessoas com 32 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas.

Onde: 12 Unidades de Saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

Onde: 2 drive thurs

Horário: 9h às 17h

Endereços: confira no link

 

O quê: primeira dose contra a Covid-19 adolescentes com comorbidades

Público: adolescentes entre 15 e 17 anos com comorbidades conforme nota técnica.

Onde: seis unidades de saúde (Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza)

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira endereços link

 

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan

Público: residentes em Porto Alegre que estão com o esquema vacinal em atraso

Onde: 20 unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

 

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford

Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas

Onde: 32 unidades de saúde e 21 farmácias parceiras

Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Nossa Senhora de Belém e Vila Jardim)

Horário: 10h às 19h

Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner