Curso de técnicas de meditação forma novos profissionais em Porto Alegre
Porto Alegre conta com novos promotores da prática de meditação na rede do SUS. Na semana passada, foi concluída a última etapa da Qualificação Profissional em Meditação, ministrada pelo médico de família da unidade de saúde Bananeiras, Márcio Eduardo de Brito, que há 12 anos trabalha com a técnica.
Com o objetivo de ampliar o acesso às praticas pelos usuários da rede pública, a formação teve a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Contando com atividades práticas e expositivas, foram 18 horas de curso.
Incluída no conjunto de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, a meditação consiste em um tratamento complementar com benefícios comprovados tanto para promoção da saúde quanto para a prevenção de doenças. “A meditação pode integrar o processo de cuidado em saúde, assim como faz a atividade física. Dessa forma, pode ser benéfica para muitas condições, como hipertensão, diabetes e fibromialgia, além de transtornos emocionais como depressão, ansiedade, entre outras condições”, explica Márcio Eduardo.
Segundo a coordenadora da política pública de práticas integrativas e complementares da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Jacobsen, esta prática tem um grande potencial, além de ser bastante efetiva. “A meditação é um recurso de baixo custo, que pode ser realizado de forma individual e em grupos, sendo uma técnica bem aceita pelos usuários e de fácil aplicabilidade”, enfatiza Márcia.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas do Grupo Hospitalar Conceição e Escola GHC, a capacitação teve início no dia 23 de junho e encerrou-se na tarde da última quarta-feira, 26. Foram 30 vagas divididas igualmente entre profissionais do GHC e profissionais da SMS.
Andrea Brasil