Dengue: Sa√ļde aplica inseticida em ruas da Tristeza nesta quinta-feira

18/04/2024 08:46

A prefeitura vai realizar uma nova opera√ß√£o de bloqueio qu√≠mico, com aplica√ß√£o de inseticida, no bairro Tristeza a partir das 9h da manh√£ desta quinta-feira, 18. A a√ß√£o tem sa√≠da da rua Dr. M√°rio Totta, na altura do n√ļmero 525. O per√≠metro da pulveriza√ß√£o abrange as ruas Dr. Mario Totta, Landell de Moura e ¬†Prof. Cec√≠lia Corseuil, al√©m da avenida Wenceslau Escobar. Com mau tempo a opera√ß√£o pode ser suspensa ou cancelada. Esta √© a segunda aplica√ß√£o de inseticida no bairro neste ano.

A intenção é diminuir a infestação de mosquitos adultos no perímetro da operação, diminuindo o risco de transmissão do vírus através da picada de fêmeas do Aedes aegypti adultas que possam estar infectadas, após confirmação de casos de dengue na área da aplicação.

As pulveriza√ß√Ķes s√£o feitas a partir de avalia√ß√£o t√©cnica da DVS, que coordena o trabalho de campo, e t√™m o objetivo de interromper ou diminuir a transmiss√£o viral. A Secretaria Municipal de Sa√ļde n√£o realiza atividades de ‚Äúdesinsetiza√ß√£o‚ÄĚ ou de controle de mosquitos na cidade.

Sintomas - Febre alta (maior de 38¬ļC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabe√ßa, n√°useas, v√īmitos ou dor atr√°s dos olhos s√£o sinais compat√≠veis com a dengue. Nesse caso, a recomenda√ß√£o √© de procura de atendimento o mais rapidamente poss√≠vel a partir do in√≠cio dos sintomas, para realiza√ß√£o de teste quando houver indica√ß√£o do profissional de sa√ļde e acompanhamento do quadro cl√≠nico, visando ao n√£o agravamento da doen√ßa, especialmente ap√≥s o final do quadro febril. A recomenda√ß√£o vale para todas as pessoas, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirma√ß√£o da doen√ßa.

Patrícia Coelho