Saúde

Dengue: Saúde aplica inseticida em ruas da zona Leste

17/06/2019 08:30

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou para a manhã de segunda-feira, 17, a partir das 9h30, operação para aplicar inseticida em ruas da divisa dos bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho, na zona Leste da cidade, por confirmação de casos de dengue na região.

Haverá pulverização nos seguintes locais:

- trecho da rua Alá;
- quarteirão formado pelas ruas A, B, C e D;
- parte da rua Vladimir Herzog, rua José Madrid;
- parte da av. Sargento Manoel Raymundo Soares.

A médica veterinária Rosa Maria Carvalho, que vai coordenar a ação em campo, destaca que o bairro Bom Jesus confirmou até o momento cinco casos de dengue (três até o dia 8, dois na semana passada), e que já houve transmissão de vírus da dengue na região em 2013.

A técnica enfatiza a importância de a comunidade revisar pátios e eliminar focos de água parada, diminuindo a infestação vetorial, e de pessoas que já tiveram dengue adotarem medidas de proteção efetivas, como uso de roupas com pernas e mangas compridas, uso de repelente corporal e elétrico se possível. “Diante de sintomas compatíveis, procurem atendimento de saúde o mais rápido possível”, destaca. Entre os sintomas, destaque para febre acompanhada por um ou mais sintomas como dores no corpo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Em caso de chuva a operação será cancelada, pois a chuva ou umidade extrema diminui a eficácia do inseticida.

 

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes