Dezembro Vermelho: unidades de saúde fazem ação de combate à Aids
Motivada pelo Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações e oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C sem agendamento, em diferentes unidades de saúde da cidade, que serão identificadas por um grande laço itinerante, símbolo da campanha de luta contra a Aids. Com isso, a ideia é divulgar estratégias de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, como proteção nas relações sexuais, com o uso da camisinha, testagens regulares e início do tratamento o mais cedo possível em casos reagentes.
Nesta segunda-feira, 3, a Unidade de Saúde Campo Novo, localizada na rua Colina, 160, bairro Aberta dos Morros, oferece testes rápidos sem a necessidade de agendamento. Na terça, 4, o laço estará na US Vila Ipiranga (rua Alberto Silva, 1830) e quarta-feira, 5, na US Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55). O cronograma da semana também contempla as unidades de saúde Nossa Senhora Medianeira e Timbaúva (veja datas ao final da matéria). Durante os atendimentos, são distribuídos preservativos gratuitamente, tanto femininos quanto masculinos, além de instruções de como devem ser usados. "O preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", diz a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.
Luta contra a Aids – A importância da prevenção, detecção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, foram destaque em ação que ocorreu nesse sábado, 1º, ao lado da Usina do Gasômetro, na Orla Moacyr Scliar. Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído há 30 anos pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, a ação teve início às 11h, promovida pela SMS.
O maior movimento de público foi até as 13h, horário em que a chuva ficou mais forte. Mesmo assim, foram realizados atendimentos até as 18h, contabilizando 416 testes rápidos em 104 pessoas. No local, profissionais atenderam no ônibus do projeto Fique Sabendo e na Unidade Móvel de Saúde. Pessoas diagnosticadas reagentes a alguma infecção sexualmente transmissível receberam orientações e acesso a tratamento. Em casos de sífilis, foi aplicada a primeira dose de penicilina. Também foram oferecidos exames complementares em casos necessários.
Com relação ao vírus HIV, Porto Alegre oferece tratamento a pessoas diagnosticadas desde 2014, e não apenas em casos de Aids. “O objetivo é diminuir o número de casos da doença e, consequentemente, a mortalidade, mas para isso é necessário também a adesão ao tratamento, reduzindo a carga viral e a transmissibilidade do vírus”, explica a assessora técnica da área de IST/Aids da SMS, Adriane Friedrich.
Agenda:
- 3/12 - US Campo Novo, região Sul-Centro Sul
- 4/12 - US Ipiranga, região Noroeste Humaitá - Navegantes Ilhas
- 5/12 - US Modelo, região Centro
- 6/12 - US Nossa Senhora Medianeira, região Glória-Cruzeiro-Cristal
- 7/12 - US Timbaúva, região Leste-Nordeste
- 10/12 - Nova Brasília, região Norte-Eixo Baltazar
- 11/12 - US Belém Novo, região Restinga
- 12/12 - US Panorama e Lomba do Pinheiro, região Partenon-Lomba do Pinheiro
Saiba mais sobre HIV e Aids – HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do corpo e causando a Aids. Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer. Toda a pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.
Como se transmite o HIV:
- Transar sem camisinha, sendo por sexo vaginal, anal ou oral, mesmo com alguém conhecido, pois esta pessoa pode estar infectada sem saber.
- Compartilhar agulhas ou seringas.
- A mulher com HIV, durante a gravidez, pode transmitir o vírus para o bebê.
- O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.
Como NÃO contrair o HIV:
- Transar com camisinha.
- Compartilhar talheres, pratos e copos.
- Compartilhar chimarrão.
- Carinho, aperto de mão, abraço ou beijo na boca.
- Uso de banheiro, piscina ou pelo ar.
- Dormir na mesma cama.
- Pelo suor ou lágrima.
- Doar sangue.
- Picada de mosquito.
- Trabalhar e conviver com portadores do vírus HIV não apresenta risco de transmissão.
Fabiana Kloeckner