Dia D mobiliza a cidade e registra mais de 62 mil doses de vacinas aplicadas
O sábado, 24, Dia D de vacinação em Porto Alegre, foi de grande mobilização. Um total de 62.721 doses de vacinas foi aplicado. A maior parte, foi de vacinas contra influenza: 53.533. Destaque também para o número de vacinas contra dengue, 3.099 doses, e de tríplice viral, contra o sarampo, 417 doses. Os dados foram extraídos de sistema oficial de informação do Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 26, e estão sujeitos à alteração. O número é considerado expressivo. Em 2024, o Dia D contabilizou 31 mil doses de imunizantes aplicadas.
Em relação à campanha de vacinação contra influenza (gripe), pessoas com mais de 60 anos receberam 6.978 doses, as crianças, 3.289, e gestantes 269 doses.
O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participaram do Dia D e receberam a vacina contra influenza. A chefe da Equipe de Imunizações, Renata Capponi, destaca o resultado do Dia D. “Consideramos que o resultado foi muito positivo e mostrou a adesão da população à vacinação. O momento também serviu para atualização dos esquemas vacinais, principalmente das vacinas contra dengue, HPV, ACWY (contra meningite) e sarampo. Apesar de muitas das doses aplicadas serem contra Influenza, ainda estamos abaixo da meta preconizada, sendo importante as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários buscarem a vacinação, evitando internações e óbitos”, diz Renata Capponi.
A vacinação contra gripe segue disponível em todas as unidades de saúde para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
Veja aqui os locais de vacinação.
Andrea Brasil