Dia de Doação de Leite Humano alerta para baixo estoque a bebês prematuros

19/05/2022 08:56
Divulgação / PMPA
SMS
Após o cadastro, equipe passa a buscar o leite diretamente na residência da doadora

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, lembrado nesta quinta-feira, 19, coincide com um período de baixo estoque no Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Nesta semana, bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal dispõem de 5 litros para suprir as necessidades diárias de nutrição, enquanto a capacidade de processamento do Banco de Leite é de até 100 litros por mês. As doações de leite materno auxiliam os recém-nascidos do hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite.

Para doar, as mamães devem estar amamentando, com sobra diária mínima em torno de 50ml. A psicóloga Caroline Martins, 24 anos, faz parte dessa rede solidária que envolve afeto e amor. Ela dedica alguns minutos do dia para retirar uma quantidade de leite após a mamada da Cecília, com três meses e meio de vida. Todas as semanas, a equipe do Banco de Leite do HMIPV vai até a casa de Caroline para buscar os vidros com a doação, quantia que pode suprir as necessidades de desenvolvimento de mais de dez bebês prematuros.

Divulgação / PMPA
SMS
Banco de Leite tem capacidade para processar até 100 litros por mês, mas depende de doações

“Estou muito feliz e grata em poder ajudar esses bebês com o meu leite, é uma realização pessoal”, conta Caroline, que tem alta produção e acabou desprezando a sobra durante a amamentação da primeira filha por não saber como doar. “Meu objetivo é manter as doações enquanto for possível. Fico contente em saber que a quantidade doada auxilia diversos bebês”, conta. Segundo ela, o processo é muito tranquilo, já que a equipe do Banco de Leite dá toda a assistência e facilita ao máximo para as doadoras.  

Como doar - Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras do Banco de Leite Humano. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês. Conforme a nutricionista do HMIPV, Angelita Matias, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

Doações para o Banco de Leite do HMIPV:
Contatos pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes