Encontro cultural indígena celebra medicina tradicional Kaingang

09/11/2023 08:52
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SAÚDE
Objetivo é promover e valorizar a saúde, o bem-estar social e a troca de saberes

A comunidade indígena Kaingang do Morro do Osso realiza a partir desta quinta-feira, 9, a 8ª edição do encontro de medicina tradicional, chamado O Encontro dos Kujà. A programação segue até sábado, 11, na aldeia Tupén Pãn, no Morro do Osso. Conta com o apoio de diversas instituições parceiras, entre elas a Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (SMDS) e Cultura e Economia Criativa (SMCEC).

Na sexta-feira, 10, haverá momento de participação das instituições públicas apoiadoras, às 14h. Além das comunidades indígenas que vivem em Porto Alegre, estarão representados grupos Kaingang de diversos municípios do Estado. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do evento.

Já consagrado no calendário indígena, o Encontro dos Kujà ocorre a cada dois anos com o objetivo de revigorar a medicina tradicional indígena e o xamanismo Kaingang, promovendo e valorizando a saúde, o bem-estar social e a troca de saberes e práticas tradicionais. Participam lideranças político-espirituais, entre xamãs (kujà), rezadores, caciques, lideranças político-cerimoniais, parteiras tradicionais, cozinheiras indígenas, professores bilíngues, agentes indígenas de saúde e dançadores-guerreiros.

Os kujà/xamã fazem rituais, conversam e orientam lideranças indígenas, batizam crianças, percorrem os campos e matas do Morro do Osso, localizam e identificam espécies de remédios-do-mato. Na visão de mundo Kaingang, corpo e território, alimento e natureza, estão intimamente relacionados. “Essa relação é base de saúde, e o desequilíbrio é risco de doençaâ€, explica o coordenador da área técnica de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas da SMS, Rodrigo Dornelles. A restauração da ordem é chave da cura, promovendo saúde nos territórios onde vivem.

Programação:

Quinta-feira, 9
8h – Recepção das lideranças Kaingang e comunidades
9h30 – Café comunitário preparado pelas cozinheiras indígenas
10h30 – Falas das lideranças
12h – Almoço preparado pelas cozinheiras indígenas
14h – Apresentações de danças culturais
19h – Jantar preparado pelas cozinheiras indígenas
20h30 – Projeção de vídeos

Sexta-feira, 10
8h30 – Oficina de culinária tradicional: encontro de saberes das cozinheiras indígenas, das parteiras, dos kujà e das comunidades Kaingang presentes
14h – Participação de instituições públicas apoiadoras, incluindo a Prefeitura de Porto Alegre, e apresentação do grupo de dança Tupén Pãn do Morro do Osso
17h – Kujà (xamãs) e pén (rezadores) preparam ritual dos mortos
18h – Ritual aos mortos
20h30 – Projeção de vídeos

Sábado, 11
8h30 – Venh kagta pur (queima de remédios do mato e batismo pelos kujà)
14h – Apresentação do grupo de dança artística Guarani e povo Charrua
15h – Preparação de documento final
20h – Encerramento com grande baile e retorno dos visitantes às respectivas comunidades

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil