Equipe de gestão da saúde visita Pronto Atendimento Bom Jesus

17/02/2020 18:38
Neemias Freitas/SMS PMPA
SAÚDE
Entre os benefícios do contrato, farmácia atende 24 horas

O secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer e o adjunto, Natan Katz, realizaram visita técnica ao Pronto Atendimento Bom Jesus, nesta segunda-feira, 17. Desde novembro de 2019 o serviço é gerido pela Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Entre dezembro de 2019 e janeiro, foram atendidos 6.966 pacientes, representando 10% de aumento no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Quanto ao número de procedimentos, o incremento também foi de 10%, oscilando de 19.686 entre dez/18 e jan/19 para 21.646 no período de dez/19 e jan/20. Além disso, o serviço passou a ofertar ecografias: foram 36 realizadas neste ano. Outra ação que teve destaque foi o transporte de pacientes para hospitais adequados ao atendimento, com 86 transportes realizados, auxiliando assim no serviço.

Segundo Stürmer, os números são animadores e demonstram como a estrutura tem potencial de atender mais pessoas. “Em três meses de operação, foi ampliado o atendimento à população e os serviços devem expandir ainda mais nos próximos meses”, avalia.

Contudo, A SPDM foi notificada sobre a falta de funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e terá prazo de 48 horas para a solução do problema. Pelo contrato firmado junto à Prefeitura, o não cumprimento de metas e indicadores poderá gerar descontos nos valores contratualizados.

Benefícios - Entre os benefícios do contrato, a farmácia atende 24 horas, com integralidade no serviço social e realização de procedimentos. A SPDM ainda é responsável pela remoção de pacientes dos pronto atendimentos para os hospitais com vaga, dando mais agilidade no encaminhamento, com ambulância disponível em cada local.

A parceria possibilita a melhoria de estrutura e assistência à população, além de otimizar os recursos públicos com agilidade na aquisição e substituição de bens, inclusive com maior custo-benefício. Desta forma, facilita a habilitação de unidades como pronto atendimentos (UPAs) junto ao Ministério da Saúde.

 

Neemias Freitas

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes