Equipes de saúde levam multivacinação a escolas públicas da Capital
Equipes de saúde da prefeitura intensificaram as visitas e ações de vacinação em escolas públicas da Capital. Nesta semana, a previsão é de que cerca de 40 instituições de ensino recebam acompanhamento da unidade de saúde responsável pela região, seja com visitas ou ações de aplicação de vacinas.
Para realizar a multivacinação, os pais ou responsáveis das crianças devem estar presentes na aplicação das vacinas de rotina. No caso da dose extra de poliomielite para o público menor de 5 anos, a autorização pode ser feita por escrito, bem como a vacinação dos adolescentes.Â
A ideia é adequar-se à estratégia proposta pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos municÃpios para ampliar os Ãndices de coberturas das doses do calendário básico e de campanhas.
Ações nas escolas - A partir do contato com as instituições de ensino, a direção deve informar nome, idade e CPF dos alunos. Com a lista, a unidade de saúde pode pesquisar a situação vacinal das crianças para programar os imunizantes que levará ao evento.
Logo após, é avaliada a melhor data para a ação de multivacinação, informando os pais previamente. O calendário é programado conforme a organização das escolas e unidades de saúde, com o objetivo de garantir a segurança na aplicação e o planejamento de uso dos imunobiológicos.
Até sexta-feira, 9, segue aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Porto Alegre, as doses estão disponÃveis em 132 unidades de saúde.
Â
Gilmar Martins